Professora do UniBrasil publica artigo em revista científica

A pesquisadora Elaine Javorski estuda o tema da representação de imigrantes na mídia desde 2013 

A professora e pesquisadora Elaine Javorski publicou, na revista Brazilian Journalism Research, seu artigo científico sobre o papel do jornalista na construção do imigrante na mídia. A publicação foi realizada juntamente com Liliane Dutra Brignol, 39, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O trabalho foi lançado na edição de 30 de agosto do periódico. O artigo analisa, em um primeiro momento, programas da TV Globo transmitidos entre os anos de 2014 e 2016, com foco nas reportagens que falam dos movimentos migratórios internacionais. Em seguida, desenvolve uma pesquisa entre jornalistas paranaenses para identificar quais as influências sofridas por eles na seleção de notícias, seguindo a teoria do gatekeeper (porteiro de informações dentro de um veículo jornalístico).

Elaine afirma que o grupo de pesquisa analisou como as notícias são dadas sobre os imigrantes, quais são estas notícias e quais os imigrantes abordados. Ela ainda acrescenta: “os imigrantes não fazem parte do círculo social do jornalista. Ele tende a selecionar as pautas sobre coisas pessoais e que estão próximas de seu cotidiano, mas uma pauta sobre a imigração nunca está próxima do jornalista, por ser alguém classe média, branco, de uma condição social razoável e que fez faculdade. Então não convive com nenhum tipo de imigrantes e não vai pautar isso, por não fazer parte da vida dele.”

A revista

A Brazilian Journalism Research é uma revista científica editada desde 2005 pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e é lançada a cada quatro meses (30 de abril, 30 de agosto e 30 de dezembro). Com livre acesso na internet, é publicada simultaneamente em inglês e português e tem ampliado seu alcance, porque desde 2016 passou de semestral para quadrimestral.

Link para acessar o artigo aqui.

Por Juan Lamonatto e Matheus Ribeiro / Agência Experimental Midiabólicos.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias, Pesquisa científica, Professores. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s