Professores e alunos do curso de Jornalismo de Congresso Nacional de Comunicação

21317678_1644924678864823_7051179681168086521_n

Professores e alunos do curso de Jornalismo do UniBrasil marcaram presença na 40ª edição do Congresso Nacional de Comunicação (Intercom), que ocorreu em Curitiba entre os dias 4 e 9 de setembro de 2017. O evento reuniu cerca de 3,5 mil pessoas – entre estudantes de graduação, mestrado, doutorado e profissionais de comunicação – no Campus Ecoville da Universidade Positivo (UP), no bairro Campo Comprido.

A professora pesquisadora Elaine Javorski expôs o artigo “Folclorização do outro: a imagem do imigrante nos telejornais brasileiros”, que trata da forma como os imigrantes são retratados no telejornalismo. “Parece existir um código de ética dentro do telejornalismo (principalmente o local), que trata pelo viés da festividade e datas comemorativas, então o imigrante está sempre sendo visto a partir desse foco”, revela.

A coordenadora do curso de Jornalismo, a professora Maura Martins, apresentou o artigo “O Uso de Dispositivos de Vigilância no Telejornalismo: A Erosão dos Limites entre o Público e o Privado”, fez a mediação de uma das mesas de GP e participou do lançamento de dois livros, nos quais foi co-autora. O primeiro, “Pesquisa em Comunicação nos Prêmios Estudantis do Intercom 2016”, foi organizado pelo Intercom com os vencedores dos prêmios estudantis do evento do ano passado e publicado pela própria editora Intercom. O segundo, “Desafios do telejornalismo: ensino, pesquisa e extensão”, faz parte do sexto volume da “Coleção Jornalismo Audiovisual”, da Editora Insular.

21317905_10155703703159166_7144878143911339754_n

Segundo Maura, é fundamental que os alunos participem de eventos como esse. “É uma chance de trocar experiências, aprender, fazer contatos e, mais do que tudo, qualificar a pesquisa que os alunos desenvolvem na graduação. Uma experiência que todos eles deveriam ter.”

O professor Rodolfo Stancki levou o texto “Bebê-diabo nos telhados das casas do ABC: imagem e verdade na cobertura do nascimento do demônio no jornal Notícias Populares”, tema que teve grande repercussão no meio da década de 70 por ser veiculado de forma sensacionalista na época.

A apresentação dos alunos Paulo Metling e Cristhine Souza foi o projeto de rádio-laboratório “Retratos da Maternidade”, que fala sobre os diversos momentos e situações da vida de uma mulher com a maternidade. Para Paulo, é importante ser reconhecido por um evento desta importância pois mostra como alunos são capazes de produzir conteúdo de qualidade. “Com certeza a experiência é única. É interessante participar do Intercom e conhecer o que está sendo produzido fora da instituição e trazer assim um pouco de novas ideias para as próximas produções”.

Christine, avalia que é importante participar de congressos como o Intercom. “A troca de experiências e ideias para novos trabalhos surgem da participação em mesas de debate, apresentação de trabalhos. Podemos nos conectar com alunos e profissionais da área, para trocar ideias e buscar aperfeiçoamento”.

A aluna Sirlene Araújo também esteve por lá e disse estar muito feliz e orgulhosa por ser sua primeira apresentação de artigo em um lugar renomado como o Intercom. “Passei um semestre todo me dedicando ao tema que apresentei: ‘Snickers: desvalorização e preconceito de gênero na representação feminina’. O artigo foi desenvolvido para a disciplina de Seminários 1, sob orientação do Prof. Rodolfo Stancki. Ao corrigir, foi ele quem sugeriu a inscrição no intercom Jr.”.

“A experiência foi incrível. Além de gratificante, por ter um artigo publicado, é inspirador. Hoje, após a exposição no intercom, tenho vontade de pesquisar mais e enviar novos projetos para avaliação no Intercom, no Expocom e etc. Pretendemos, Adriana e eu, usar o mesmo artigo no Evinci e também concorrer o prêmio Sangue Novo ano que vem”, comenta Sirlene.

A próxima edição do Intercom Sul será em Cascavel, próximo do dia 31 de maio do ano que vem, pois costuma ser no feriado de Corpus Christi. O Nacional, em Joinville, no feriado do dia 7 de setembro.

Por Juan Lamonatto e Matheus Ribeiro / Agência Experimental Midiabólicos.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s