Benett discute produção de charges com alunos de Jornalismo

Benett UniBrasil Ciclo de Debates.jpg

O chargista Alberto Benetti foi uma das atrações da 14ª edição do Ciclo de Debates. Em um bate-papo com os alunos no dia 26, o chargista falou sobre o seu trabalho e assunto como: o uso do humor gráfico como instrumento de notícias e memes.

A atividade ocorreu na sala 23 do bloco 2 do UniBrasil Centro Universitário. Em uma conversa com alunos do curso de jornalismo, Benett comentou sobre seu estilo de desenho, suas principais influências e algumas histórias de sua carreira.

O principal assunto discutido no encontro foi o uso dos memes como ferramentas de opinião assim como são as charges. Para Benett, existem muitas diferenças entre os dois formatos. “O meme não tem autoria, então qualquer um pode fazer, e tem que ser de imediato para não perder a piada. Já a charge, todo chargista tem o seu estilo de traços, humor e pensamento. A tendência é a charge virar meme ou acabar”.

A conversa seguiu abordando o uso do humor gráfico como instrumento de notícias e a importância da charge no meio social. Como os memes, o seu humor sarcástico pode nos trazer informações e nos divertir ao mesmo tempo. “Tudo que desenho é minha opinião, é à minha maneira de ver o mundo. Conto muito com a compreensão do público, mas o as pessoas podem entender como quiserem. No fim, para entender uma charge é preciso estar informado”.

Alberto Benett é nascido em Ponta Grossa e mora em Curitiba. Publica suas tiras, ilustrações e charges no Folha de São Paulo. Suas principais influências consistem em quadrinhos de Charles M. Schulz e Woody Allen.

Por Matheus Ribeiro / Aluno de Redação Jornalística II. 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s