João Guilherme Frey, do Livre.jor: “os jornais impressos ainda trazem os furos”

postJOAOFREYO jornalista João Guilherme Frey é um dos participantes do evento “Rumos do Jornalismo”, promovido pelo curso de Jornalismo das Faculdades Integradas do Brasil na próxima segunda-feira (25). Junto com João Lazaro Ferreira, é um dos idealizadores e repórteres do projeto Livre.jor, que produz conteúdo jornalístico a partir do acompanhamento sistemático de dados públicos relacionados ao Paraná.

Em entrevista aos Midiabólicos, Frey comenta sobre as alterações no trabalho do jornalista em um ambiente regido pelas tecnologias, no qual os veículos tradicionais seguem convivendo com os antigos.

  • Na sua visão, quais os campos de trabalho mais promissores para o jornalista em atuação? Cada campo do jornalismo tem suas próprias possibilidades. Para termos condições de buscá-las é importante termos certas habilidades desenvolvidas. Na área onde o Livre.jor atua, a cobertura da gestão pública, é fundamental sabermos compreender e manejar os dados públicos. Essa tarefa ficou muito mais complicada, mas também divertida, com a Lei de Acesso à Informação. Hoje em dia, cada órgão público é obrigado a disponibilizar uma quantidade enorme de informação. Saber quais informações são estas, e como transformá-las em notícia, é uma habilidade que torna mais autônomo e ágil o repórter de política.
  • É possível dizer que o jornal impresso não é mais um pilar do jornalismo?Acho que não. E espero que não seja possível dizermos isso tão cedo, porque, na engenharia, quando rui um pilar, desaba com ele a estrutura toda.  Acho que a história do rádio nos ensina a apostar com mais segurança na convivência dos meios que na substituição de um pelo outro. Além disso, são os jornais impressos que têm investido nas grandes reportagens e, sobretudo na política, são eles que trazem os furos.

Entrevista: Caroline de Paula

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Eventos, Midiabólicos, Notícias com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s